FUNDAMENTOS





A experiência artística propicia a reflexão sobre as práticas e visões do mundo alargando o auto entendimento. Permite igualmente aprofundar a sua empatia com os outros, trazendo significados e propósitos à existência assim como um maior espaço para as respostas emocionais. 

Através do desenvolvimento da capacidade da expressão artística o aluno consegue aumentar as suas capacidades de resposta a estímulos sociais, valorizando a sua atitude crítica.

O clube Oficina das Artes vai permitir a descoberta e/ou o desenvolvimento das capacidades de expressão artística no aluno, recorrendo a experiências sensoriais que potenciam o seu espírito crítico e seletivo numa lógica de promoção de hábitos de produção e de consumo cultural.

Os conteúdos a desenvolver assentam numa lógica de exploração interdisciplinar tendo como charneira critérios artísticos e técnicos, passíveis de serem desenvolvidos em contexto de escola, numa perspetiva de valorização dos recursos humanos e físicos. 

Através das diferentes atividades de investigação ao longo do processo criativo procurar-se-á propiciar o desenvolvimento de diversas capacidades técnicas e expressivas impulsionadoras do sentido estético/criativo.

Desenvolveremos o conceito de rede na abordagem aos diferentes assuntos numa lógica de trabalho colaborativo quer seja entre os diversos elementos do grupo quer seja entre os próprios grupos. Cada abordagem está intimamente relacionada com as demais.


Em termos de operacionalização, as tarefas iniciam a partir de um tema aglutinador que servirá de charneira às várias disciplinas artísticas. O esquema seguinte aborda uma situação possível de ser trabalhada tendo como ponto de partida a obra de Luís de Camões “Os Lusíadas”.