Desenho
Escultura
A escultura é particularmente
difícil de definir, sobretudo porque as suas possibilidades poéticas se
encontram inerentes e dependentes de valores obscuros e oscilantes entre vários
pólos de significado. Apesar da escultura existir como forma sólida e tangível
no espaço no seio de um ambiente verdadeiro, apesar de ser definida por via da
luz real, a escultura não é uma presença passiva no mundo da acção humana: é
capaz de exercer por si uma acção própria.
A escultura situa-se algures
entre arquitectura e a pintura. Por um lado, trata das formas estáveis no
espaço, como a arquitectura. Por outro, abre-se à representação e ao simbolismo,
à arte da imitação, como a pintura. Esta dupla relação institui dois pólos distintos
de significado formal: um baseado na estrutura, na ordem e em formas abstractas
existindo no espaço (como a arquitectura); outro fundado na representação e
nomeação de objectos e seres (como a pintura). Entre tais pólos, onde valores e
significados se deixam fixar, permanecem extensas áreas de expressão e sugestão.
Pintura
A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.
A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes; grandes obras de arte, tais como a Mona Lisa, são pinturas a óleo;
com o desenvolvimento tecnológico dos materiais, outras técnicas
tornaram-se igualmente importantes como, por exemplo, a tinta acrílica.
Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele apropria-se principalmente de materiais secos.
Desenho vectorial
Uma imagem vectorial é composta por curvas, elipses,
polígonos, texto ou outros elementos, isto é, utilizam vectores matemáticos
para a sua descrição. Numa porção de desenho sólido, de uma cor apenas, um
programa vectorial apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados correspondentes a
cada pixel.
As Curvas de Bézier são usadas para a manipulação dos pontos de um desenho. Cada linha descrita num desenho vectorial possui nós, e cada nó possui pinças para manipular o segmento de reta ligado a ele.
Por serem baseados em vectores, esses gráficos geralmente são mais leves e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas adequam-se facilmente à escala. Outra vantagem do desenho vectorial é a possibilidade de isolar objetos e zonas, tratando-as independentemente.
As Curvas de Bézier são usadas para a manipulação dos pontos de um desenho. Cada linha descrita num desenho vectorial possui nós, e cada nó possui pinças para manipular o segmento de reta ligado a ele.
Por serem baseados em vectores, esses gráficos geralmente são mais leves e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas adequam-se facilmente à escala. Outra vantagem do desenho vectorial é a possibilidade de isolar objetos e zonas, tratando-as independentemente.
Vídeo/imagem
Gravura em linóleo
A linogravura é um tipo de
gravura que se obtém escavando uma placa de linóleo. O linóleo é composto por pó de cortiça
pulverizada, óleo de linhaça e corantes sobre um suporte em tela de juta, tornado-se fácil de trabalhar devido à sua superfície macia.
O desenho é copiado
para o linóleo e seguidamente é escavado no linóleo com a utilização de goivas. Para escavar linhas utiliza-se uma goiva em forma de V, e para as zonas maiores utiliza-se uma goiva em forma de U.
Depois do desenho escavado, o linóleo é tintado
com um rolo e em seguida é tirada a prova em papel, tecido, etc... com ajuda de
uma prensa vertical ou manualmente pressionando com um rolo limpo ou uma colher
de pau. A superfície sulcada do desenho conserva-se branca