ÁREAS DE INTERVENÇÃO


Desenho

Escultura


A escultura é particularmente difícil de definir, sobretudo porque as suas possibilidades poéticas se encontram inerentes e dependentes de valores obscuros e oscilantes entre vários pólos de significado. Apesar da escultura existir como forma sólida e tangível no espaço no seio de um ambiente verdadeiro, apesar de ser definida por via da luz real, a escultura não é uma presença passiva no mundo da acção humana: é capaz de exercer por si uma acção própria.
A escultura situa-se algures entre arquitectura e a pintura. Por um lado, trata das formas estáveis no espaço, como a arquitectura. Por outro, abre-se à representação e ao simbolismo, à arte da imitação, como a pintura. Esta dupla relação institui dois pólos distintos de significado formal: um baseado na estrutura, na ordem e em formas abstractas existindo no espaço (como a arquitectura); outro fundado na representação e nomeação de objectos e seres (como a pintura). Entre tais pólos, onde valores e significados se deixam fixar, permanecem extensas áreas de expressão e sugestão.
Pintura 

A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.
A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes; grandes obras de arte, tais como a Mona Lisa, são pinturas a óleo; com o desenvolvimento tecnológico dos materiais, outras técnicas tornaram-se igualmente importantes como, por exemplo, a tinta acrílica.
Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele apropria-se principalmente de materiais secos.

Desenho vectorial
Uma imagem vectorial é composta por curvas, elipses, polígonos, texto ou outros elementos, isto é, utilizam vectores matemáticos para a sua descrição. Numa porção de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vectorial apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados correspondentes a cada pixel
As Curvas de Bézier são usadas para a manipulação dos pontos de um desenho. Cada linha descrita num desenho vectorial possui nós, e cada nó possui pinças para manipular o segmento de reta ligado a ele. 
Por serem baseados em vectores, esses gráficos geralmente são mais leves e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas adequam-se facilmente à escala. Outra vantagem do desenho vectorial é a possibilidade de isolar objetos e zonas, tratando-as independentemente. 

Vídeo/imagem

Gravura em linóleo
A linogravura é um tipo de gravura que se obtém escavando uma placa de linóleo. O linóleo é composto por pó de cortiça pulverizada, óleo de linhaça e corantes sobre um suporte em tela de juta, tornado-se fácil de trabalhar devido à sua superfície macia. 
O desenho é copiado para o linóleo e seguidamente é escavado no linóleo com a utilização de goivas. Para escavar linhas utiliza-se uma goiva em forma de V, e para as zonas maiores utiliza-se uma goiva em forma de U. 
Depois do desenho escavado, o linóleo é tintado com um rolo e em seguida é tirada a prova em papel, tecido, etc... com ajuda de uma prensa vertical ou manualmente pressionando com um rolo limpo ou uma colher de pau. A superfície sulcada do desenho conserva-se branca