A
avaliação é um instrumento para medir resultados, é uma ferramenta
indispensável para qualquer processo de aprendizagem. Segundo Sacristán (1992)
a avaliação é: um processo que alguém exerce sobre alguém ou algo, que requer
critérios, que tem como finalidade emitir um juízo e cujo objetivo é
reverter-se com relevância na educação.
Utilizaremos
uma tipologia de avaliação formativa cujo objetivo principal é favorecer o
progresso nos processos de aprendizagem. Com aplicação em contexto de sala de
aula, pressupõe o carácter contínuo com o propósito de ajudar os alunos a
progredir na sua aprendizagem. Por intermédio da observação informal do aluno,
procuraremos ajustar processos que decorram em acertos matriciais para o avanço
do conhecimento do aluno.
Os
critérios de avaliação estarão intimamente relacionados com os objetivos e
pretende-se que comprovem, através de aspetos qualitativos e quantitativos, o
grau de desenvolvimento de capacidades alcançado. Para o efeito serão
construídos instrumentos.